Prótese Dentária
Prótese pode ser total ou parcial, removível ou fixa, e pode ser usada para reabilitar alguns dentes faltantes ou toda a arcada dentária.
Prótese total removível
Popularmente conhecida como “dentadura”, é usada em pacientes que perderam todos os dentes ou a maior parte deles. Essa é uma prótese móvel que pode ser retirada e higienizada pelo paciente, e os dentes são substituídos por dentes de acrílico, com formato e cor individualizados. Como ela é removível, muitos pacientes podem achar mais fácil o processo de higienização, mas isso também pode significar inconvenientes na hora de mastigar determinados alimentos, por exemplo. Das próteses dentárias, ela é a que possui valor mais acessível, contudo, a sua durabilidade é baixa. Outros problemas que podem ocorrer é a reabsorção óssea (já que a estrutura não é estimulada com o uso dessa prótese) e, em alguns casos, feridas na mucosa.
Prótese parcial removível
Se o paciente apresenta uma quantidade razoável de dentes, a prótese parcial removível pode ser indicada. Nesse caso, não há necessidade de desgaste maiores ou da extração dos dentes existentes.
A instalação acontece através de conectores, selas e grampos que dão mais segurança ao paciente, já que a prótese não cairá com movimentos naturais, como mastigação e fala.
Na maioria das vezes, essa prótese é feita com ligas de cromo e cobalto e possui uma manutenção mais simples, mas também pode ser feita em material flexível e sem metal.
Prótese fixa
É chamada popularmente de ponte ou coroa e pode ser feita apenas para um dente faltante ou para mais dentes, sendo muito indicada para os pacientes que perderam um dente devido a uma cárie não tratada.
Como o próprio nome indica, a prótese fixa é cimentada e não pode ser retirada pelo paciente. Ela, em geral, é feita de porcelana ou de resina. Quando usada para substituir mais dentes, é preciso haver dentes vizinhos para que a prótese seja apoiada. A principal vantagem é que, por ser uma prótese fixa, o paciente possui mais segurança para falar e mastigar. Contudo, para o procedimento ser feito, é necessário desgastar os dentes que servirão como pilares, o que altera a estrutura de um dente saudável.